top of page
OBSERVATÓRIO

Eleição e PEB: Análise Plano de Governo Simone Tebet

Com uma política ideológica centrista e social-liberal, a famosa terceira via, Simone Nassar Tebet, atualmente senadora pelo Mato Grosso do Sul, foi escolhida pelo seu partido Movimento Democratico Brasileiro (MDB) a candidatura à presidência do Brasil nas eleições de 2022. Com o objetivo de tirar o país da crise em que se encontra seu plano de governo propõe uma reconstrução ampla e abrangente da nação brasileira que começa pela economia, “[...] porque só a retomada do crescimento é capaz de nos permitir acabar com a fome e a miséria, reduzir as desigualdades, voltar a criar empregos e gerar renda no volume e na qualidade que nossa população necessita.” (Princípios, Diretrizes E Compromissos. Tebet, p. 5).

As diretrizes de desenvolvimento estão divididas em quatro eixos: justiça social, cidadania e combate às desigualdades; economia verde e desenvolvimento sustentável; governo parceiro da iniciativa privada; e governo inclusivo, seguro e transparente. Em seu plano de governo, não há uma seção que seja exclusiva à política externa brasileira, somente havendo algumas propostas ao decorrer do texto que abrangem o setor.

Ao analisar com os objetivos de política externa do candidato do MDB nas eleições de 2018 para presidente, Henrique Meirelles, podem ser observadas semelhanças. O plano de ambos os candidatos do MDB cita a abertura do mercado para novos negócios, o aprofundamento com o Mercosul e um acesso à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o aprimoramento de melhores práticas para os elevados padrões mundiais. Além disso, apesar das diretrizes da primeira “Ponte para o Futuro” já existentes - documento lançado às vésperas do impeachment de Dilma pelo ex-presidente Michel Temer, também do MDB - e de uma sugestão pessoal sobre o assunto de uma reformulação dessa “Ponte” por parte do ex-presidente Temer, Simone não parece ter a pretensão de reutilizar a ideia, pelo menos por enquanto.

Tebet, distante da vertente utilizadas nas relações do atual presidente, tem em mente recuperar o prestígio da diplomacia brasileira nos diversos foros internacionais, intensificando a participação do país nos trabalhos das Nações Unidas, principalmente nas pautas climáticas, sustentabilidade, segurança internacional, combate ao tráfico de armas e drogas e a reforma da Carta da ONU. Além de “[...] utilizar nossa extensa rede de representações diplomáticas no exterior para facilitar os fluxos bilaterais de pessoas, bens, serviços, investimentos e tecnologia.” (Princípios, Diretrizes E Compromissos. Tebet, p.37).

No entanto, as políticas internas também contribuem para uma boa visão da política externa brasileira. Um exemplo disso é o objetivo na sua questão ambiental, onde propõe uma meta de tolerância zero com o desmatamento ilegal, organização e regulamentação de um mercado de créditos de carbono e retomada do Fundo Amazônia visando “[...] como estratégia de financiamento de ações de fiscalização, proteção e preservação daquele bioma […]” (Princípios, Diretrizes E Compromissos. Tebet, p. 23).

Há uma tendência de que tais ações seriam muito bem vistas no sistema internacional, e por consequência trariam novos investimentos para o país. Logo, seu plano de governo foca na abertura comercial e internacionalização da economia brasileira, reforçar acordos já estabelecidos e inserir mais o país em organizações internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) - “[...] contribuindo para tornar o sistema multilateral de comércio mais aberto e menos discriminatório.” (Princípios, Diretrizes E Compromissos. Tebet, p. 37), mesmo assim, vale reforçar que a candidata não apresenta muitas propostas para a Política Externa Brasileira - tendo apenas alguns projetos ao longo das diretrizes e nenhuma parte separada para o assunto.


 

REFERÊNCIAS:


Plano de Governo: Simone Tebet (MDB). G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/noticia/2022/08/15/plano-de-governo-simone-tebet-mdb.ghtml. Acesso em: 27 de set. de 2022


Princípios, diretrizes e compromissos. Static poder, 2022. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2022/08/diretrizes_simone_tebet.pdf. Acesso em: 27 de set. de 2022


Pacto pela confiança! Programa de Governo da Coligação “Essa é a solução”. Eleições poder, 2018. Disponível em: https://eleicoes.poder360.com.br/media/planos/henrique-meirelles.pdf. Acesso em: 27 de set. de 2022

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page