Você poderia se surpreender, mas se trata de uma tarefa muito complicada para um linguista responder à pergunta : “Quantos idiomas existem no mundo?” Antes de poder começar a conta-los, eles devem se concentrar em outros problemas. O que pode ser definido como uma língua? Deve se considerar como tais os dialetos? É fácil fazer a distinção entre os dois? Quantas pessoas falam esse idioma? É obrigatório que um idioma seja escrito? Essa lista de pergunta se estende ainda mais…
Para esses que não tem a vontade ou necessidade de afogar-se nos detalhes, basta seguir a opinião de um profissional, que geralmente segue essa linha:
– Existe entre 6800 e 6900 formas distintas de linguagens no mundo moderno.
Como se constata, até cientistas não são capazes de dar um resultado/número exato. A organização dos Etnólogos aponta aproximadamente 6900 linguagens, e especialistas do Centro Nacional Virtual de Tradução concordam neste número. A Sociedade Linguística Americana aponta 6800 idiomas falados.
Na verdade, de tempos em tempos as línguas desaparecem, porque são assimiladas por outros povos. Já ouviu falar em “ línguas mortas”? O Latin é um perfeito exemplo.
Você sabe qual é o idioma mas amplamente falado? Se você acha que é o Inglês, você esta se enganando. Olhemos para esta tabela:
Como podemos perceber, existe um problema na repartição de Falantes Nativos e línguas consideradas como segundo idioma. Isso traz incertezas e constantes modificações em relação ao ranking.
Aqui segue uma lista de fatos interessantes sobre idiomas:
A população europeia representa aproximadamente ¼ da população mundial, mas os europeus falam somente 234 línguas.
Aproximadamente 94% de todas as línguas são faladas regularmente por somente 6% da população no mundo.
K. David Harrison, um linguista da universidade de Swarthmore College, prevê que em torno de 2050, mais ou menos 90% dos idiomas falados no mundo terão desaparecido.
Em Papua Nova Guiné existem menos de 5.5 milhões de habitantes e 830 idiomas são utilizados.
A ONU tem seis idiomas oficiais, utilizados nos congressos, reuniões e publicações: Árabe, Chinês, Francês, Inglês, Espanhol e Russo.
O Esperanto é o idioma artificial mais popular no mundo.
O número de pessoas falando Inglês na China é maior do que o numero de falantes nos Estados-Unidos da America.
Existe uma nítida definição de idiomas, feita por professores de instituições nos Estados-Unidos, que afirma que “A língua é um dialeto com um exército e uma marinha”.
Fontes
– www.howmanyarethere.org – www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook