-- Isabela Pitangueira
Há um século, a Argentina era um dos países mais ricos do mundo, chegando a ser a sexta maior economia do planeta (INFOMONEY). No entanto, esses dias de ouro chegaram ao fim. Graças a má gestão do governo nos últimos anos, o país se vê em um ciclo vicioso de crises. Em entrevista para a CNN, o ex-diretor de Relações Internacionais do Banco Central disse que o país de Maradona tropeça de crise em crise por esses anos, porque a combinação de políticas no país é horrível. (CNN Brasil, 2022).
Passando por um dos momentos mais delicados na história da sua economia, a inflação é o maior desafio dessa crise, agravada pela invasão russa à Ucrânia que já dura meses, tendo que enfrentar uma taxa de inflação superior a 100% nos alimentos e roupas, fazendo os preços subirem exorbitantemente. (Estadão, 2022)
Com o grande aumento nos preços, afetando o poder de compra no país, os argentinos se vêem tendo que sobreviver recorrendo à reciclagem de lixões ou trocando seus pertences em clubes de troca. Consequentemente, os níveis de pobreza foram superiores a 36% no primeiro semestre deste ano e a extrema pobreza subiu para 8,8% (CNN Brasil, 2022)
Uma das tentativas do atual governo argentino para conter a crise foram as trocas ministeriais. As trocas promoveram ao gabinete três mulheres de idades e origens geográficas diferentes: Victoria Tolosa Paz para o cargo do Ministério de Desenvolvimento Social; Raquel ‘Kelly’Olmos para o Ministério do Trabalho e Ayelén Mazzini na pasta de Mulheres, Gênero e Diversidade. Com essa ação, é uma tentativa de diminuir a tensão nesses setores na população.
A mais recente tentativa de controlar a crise econômica no país foi a criação de duas novas versões da moeda norte-americana: “dólar Coldplay” e " dólar Catar”. A primeira foi criada em homenagem à banda britânica que irá realizar alguns shows em território argentino, isso foi um acordo com o setor cultural que terá acesso à moeda estrangeira por um preço menor. Com essa medida, eles pretendem incentivar a ida de artistas de outros países para Argentina, para tentar movimentar o meio cultural que tem sofrido bastante durante a crise, permitindo que empresários do setor possam continuar com suas atividades e garantir postos de trabalhos ligados à produção de eventos.
Já o "dólar Catar”, foi nomeado assim por causa da Copa do Mundo e por se ter uma expectativa de viajantes argentinos no exterior que gastará muito, será aplicado ao consumo acima de U$300 em cartões de crédito e débito uma taxa de câmbio de 300 pesos por dólar.
Desde 2018, o país argentino tem uma política que restringe a compra de dólares para mantê-los no país, pois carece de moeda estrangeira, permitindo apenas setores da economia ligados a bens de capital e insumos industriais, tendo acesso ao dólar oficial por 149 pesos. Pessoas físicas também têm acesso a esse valor, mas ficam limitadas a U$200 por mês.
No entanto, a Argentina circula largamente o "dólar blue”, uma moeda cladestina, que mesmo sendo ilegal estimula o mercado de preços no país. Tendo que se preocupar com o atual cenário de escassez de divisas e os acúmulos de reservas monetárias com o Fundo Monetário Internacional (FMI), tem feito com que o país argentino adotasse medidas de câmbio, portanto, hoje o território tem 14 variações da moeda estrangeira em circulação.
Logo, pode se perceber que a situação da Argentina é grave e tensa, tendo uma parte da sua população recorrer a lixões na busca de algo para complementar a renda familiar. Mesmo com as medidas tomadas pelo governo é difícil de se dizer quando o país voltará a ter seus dias de luz novamente.
Referências
Colombo, S. (2022, October 10). Fernández faz novas trocas ministeriais na Argentina para aplacar crise. Retrieved October 21, 2022, from Folha de S.Paulo website: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/10/fernandez-faz-novas-trocas-ministeriais-na-argentina-para-aplacar-crise.shtml
Nassif, T. (2022). Argentina cria “dólar Coldplay” e “dólar Catar” em tentativa de controlar crise. Retrieved October 21, 2022, from Cnnbrasil.com.br website: https://www.cnnbrasil.com.br/business/argentina-cria-dolar-coldplay-e-dolar-qatar-em-tentativa-de-controlar-crise/
Em meio à inflação de 100%, argentinos vasculham lixões para sobreviver. (2022). Retrieved October 21, 2022, from Cnnbrasil.com.br website: https://www.cnnbrasil.com.br/business/em-meio-a-inflacao-de-100-argentinos-vasculham-lixoes-para-sobreviver/?utm_source=thenewscc&utm_medium=email&utm_campaign=referral
Nassif, T. (2022). Argentina tropeça de crise em crise há anos por conta de má gestão, diz especialista. Retrieved October 21, 2022, from Cnnbrasil.com.br website: https://www.cnnbrasil.com.br/business/argentina-tropeca-de-crise-em-crise-ha-anos-por-ma-gestao-diz-especialista/
Argentinos Buscam Comidas E Roupas Em Lixões Em Meio a Inflação Recorde E Aumento Da Pobreza - Estadão,” 2022
コメント