Oportunidades da ampliação do Porto de Salvador como vetor de desenvolvimento sustentável na Baía de Todos os Santos.
O comércio internacional vive em constante evolução e os processos logísticos no qual o mesmo engloba medem sua eficiência. Uma prática cada vez mais utilizada por empresas que negociam além de suas fronteiras é o transporte através de navios cargueiros cada vez maiores, trazendo com si novos benefícios, desafios e oportunidades.
Em Maio de 2023 o porto de Salvador gerido pela Wilson&Sons anuncia então a conclusão do projeto de extensão do cais somando agora 800 metros de extensão e 16 metros de profundidade, permitindo agora aportar navios New-Panamax, isto é, com cerca de 366 metros de extensão, uma tentativa de impulsionar a movimentação de contêineres, diminuindo custos de frete, aumentando a competitividade enquanto firmando o porto de Salvador como maior do Nordeste.
Trazendo maior prestígio a Baía de Todos-os-Santos(BTS), a segunda maior baía hidrográfica do mundo, perdendo apenas para a baía de Bengala na China, fazendo o orgulho hidrográfico baiano ser a capital da Amazônia Azul Lançado pela Associação Comercial da Bahia (ACB) e o Pacto Global, da ONU, o potencial econômico da BTS se equipara a sua extensão, sendo responsável em 2021 por 70% do PIB e 65% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do estado. Mas além do impacto econômico e aumento do transporte marinho na BTS vem também a necessidade de fortalecer as políticas de preservação e sustentabilidade, onde se introduziria a exploração da Economia Azul.
A Economia Azul ou Economia do Mar está ligada à utilização eficiente do recurso mais abundante do planeta: a Água. Assim usufruir dos mares e oceanos para o desenvolvimento econômico e sustentável, pois a utilização dos espaços marítimos e aquáticos necessitam assim de maior fiscalização e preservação do meio, abordando setores marítimos como a pesca, o turismo e é claro a logística. Nos últimos anos a Economia Azul tem tido muito mais enfoque em países que fazem alto uso do comércio intermarítimo, tal qual o Brasil.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente(PNUMA) se vê como principal órgão internacional para a promoção da Economia Azul, segundo o PNUMA um uso eficiente da Economia Azul é capaz de não só de beneficiar o meio ambiente, mas impulsionar a economia local e reforçar a governança marítima.
A Iniciativa da Economia Azul Sustentável do PNUMA tem como objetivo promover benefícios econômicos, sociais e ambientais sustentáveis nos limites planetários dos oceanos e das zonas costeiras. Ao envolver-se com países, mares regionais e diversos parceiros, o PNUMA procura melhorar a tomada de decisões, possibilitando as condições e habilidades necessárias para desenvolver e implementar políticas, estratégias e soluções sustentáveis, resistentes ao clima e inclusivas no âmbito da economia azul, que reduzam os impactos humanos e sustentem o bom uso dos ecossistemas marinhos e costeiros e de seus diversos recursos. (PNUMA, 2021)
A nova estrutura do porto de Salvador permite agora maior eficiência das atividades portuárias e de operações logísticas estratégicas dentro do território nacional, o uso inteligente da Economia do Mar pode trazer alto protagonismo político ao Brasil exatamente por ser um vetor impulsionador do ODS 14 (Vida na Água) ao promover a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável mais precisamente a meta 14.2.
[...]gerir de forma sustentável e proteger os ecossistemas marinhos e costeiros para evitar impactos adversos significativos, inclusive por meio do reforço da sua capacidade de resiliência, e tomar medidas para a sua restauração, a fim de assegurar oceanos saudáveis e produtivos. (Ipea, 2019)
Fazendo com que a integração do desenvolvimento sustentável no transporte marítimo possa atrair maiores olhares e investimento para a preservação e manutenção dos mares para com o segundo setor, principalmente no nordeste ao beneficiar os exportadores a utilizar os portos e terminais portuários da BTS enquanto sendo exemplo de gestão verde incrementando o incentivo à importação quanto a mesma.
Logo a expansão do porto de Salvador pode ser interpretada como uma possível oportunidade para o primeiro passo do avanço da Economia do Mar na Bahia. Pois a maior competitividade no comércio exterior e o aumento das atividades portuárias na Baía de Todos-os-Santos ao aplicar os princípios da Economia Azul proporcionam em teoria um equilíbrio responsável às práticas de desenvolvimento econômico e sustentável.
Referências:
Wilsons. O guia completo da economia azul. Disponível em: <https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/blog/economia-azul/> Acesso em: 18 de mai de 2023.
TRBN. Terminal de Contêineres de Salvador duplica capacidade de carga. Disponível em: <https://www.trbn.com.br/materia/I80931/terminal-de-conteineres-de-salvador-duplica-capacidade-de-carga> Acesso em: 18 de mai de 2023.
LOGTRADE. VOCÊ SABE QUAL É O TAMANHO DOS NAVIOS QUE OS PORTOS BRASILEIROS COMPORTAM? Disponível em: <https://www.logtrade.com.br/voce-sabe-qual-e-o-tamanho-dos-navios-que-os-portos-brasileiros-comportam/#:~:text=Um%20navio%20Panamax%20deve%20ter,comprimento%2C%20com%20capacidade%20de%2015000TEUS.> Acesso em: 18 de mai de 2023.
MARINHA DO BRASIL. Economia Azul. Disponível em: <https://www.marinha.mil.br/economia-azul/sobre#:~:text=A%20Economia%20Azul%20emerge%2C%20trazendo,e%20ecol%C3%B3gica%20dos%20espa%C3%A7os%20mar%C3%ADtimos.> Acesso em: 18 de mai de 2023.
GOVERNO DA BAHIA. Bahia-de-Todos-os-Santos. Disponível em: <http://www.bahia.com.br/baia-de-todos-os-santos/> Acesso em: 18 de mai de 2023.
CORREIO24HORAS. Maior do Brasil, Baía de Todos os Santos guarda riquezas econômicas, ambientais e culturais. Disponível em: <https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maior-do-brasil-baia-de-todos-os-santos-guarda-riquezas-economicas-ambientais-e-culturais/> Acesso em: 18 de mai de 2023.
G1. A Baía de Todos-os-Santos é declarada como sede da 'Amazônia Azul' no país. Disponível em: <https://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/09/baia-de-todos-os-santos-e-declarada-como-sede-da-amazonia-azul-no-pais.html> Acesso em: 18 de mai de 2023.
ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs> Acesso em: 18 de mai de 2023.
Ipea. ODS 14 Vida na água. 2019. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/ods/ods14.html> Acesso em 01 de jun de 2023.
UNEP. Promover a economia azul sustentavel e inclusiva. Disponível em: <https://www.unep.org/pt-br/explore-topics/oceans-seas/what-we-do/promover-economia-azul-sustentavel-resiliente-e-inclusiva>. Acesso em: 18 de mai de 2023.
PNUMA. Promover a economia azul sustentavel, resiliente e inclusiva. 2021 Disponivel em: <https://www.unep.org/pt-br/explore-topics/oceans-seas/what-we-do/promover-economia-azul-sustentavel-resiliente-e-inclusiva.> Acesso em: 18 de mai de 2023.
Comments