Por: Maria Luiza dos Reis Garcia Costa Bitencourt.
Nos dias 19 e 20 de setembro aconteceu a terceira edição da Amado Model United Nations, mais conhecida como AMUN! O evento realizado pela coordenação em conjunto com o Núcleo de Pesquisa e Extensão de Relações Internacionais (NURI), contou com em média 300 participantes. Além disso, a simulação também contou com a presença de participantes externos, como os alunos do Colégio Militar de Salvador, do Colégio Integral e do curso de Ciências Políticas da Universidade Federal da Bahia.
A simulação contou com 4 comitês, cada um representando um departamento do Nuri, assim tivemos o Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional (DISEC) representando o Centro de Práticas em Organizações Internacionais (CPOI), o Comitê de Fomento para o Desenvolvimento Socioeconômico (CFDS) representando o Centro de Negócios Internacionais e Comércio Exterior (CENINT), o ONU Mulheres representando o Centro de Cooperação e Desenvolvimento Sustentável (CECIDES) e o Special Political and Decolonization Committee (SPECPOL) representando o Observatório Internacional (OBS). A simulação conta com um tema geral que rege o tema de todos os comitês presentes, na AMUN 2024 o tema principal foi “Desafios Climáticos Globais: Prevenção, Mitigação e Adaptação Diante da Complexidade Socioambiental”. Com isso, vale a pena conferir um pouco mais do que aconteceu durante esses dois dias!
Começando pelo CFDS, o comitê apresentou 18 participantes e contou com a dinâmica mais diferente entre todos os comitês, aqui não temos os participantes como delegações, mas sim como empresas que tem como objetivo apresentar “pitches” baseados no tema central para 3 investidores, neste ano todos os projetos foram voltados para a Parceria Público-Privada com Moçambique. O tema do comitê foi “Financiamento Climático: Desafios para Reconstrução da Economia Nacional e Mitigação dos Desafios Climáticos” e contou com destaques das empresas Corteva Agriscience, Vinci, Syngenta e Bechtel.
Um evento inédito que aconteceu durante a AMUN 2024 foi a junção de dois comitês para a resolução de uma crise. O DISEC e o ONU mulheres tiveram como tema, respectivamente, “Securitização das Mudanças Climáticas: O papel do Estado e da Cooperação Internacional na Mitigação da Crise Climática” e “O Impacto de Eventos Climáticos Extremos no Bem Estar de Meninas e Mulheres em Países em Desenvolvimento” e cada um contava com em média 18 delegações que tiveram que se juntar para resolver a crise que se instaurou durante os comitês. Dentro do cenário oferecido pela mesa, as delegações tiveram que lidar com desastres ambientais com efeitos catastróficos tanto para população quanto para a geopolítica, acordos secretos para distribuição de armamentos e mais!
Dentro dos destaques oferecidos dentro dos comitês podemos citar as delegações do Vietnã, Irã, China e Brasil do DISEC e as delegações China, Índia e Estados Unidos da ONU Mulheres, que apresentaram uma posição ativa nos debates e foram as principais responsáveis por movimentar seus respectivos comitês.
Por fim, mas não menos importante, temos o SPECPOL que também apresentou um diferencial em seu comitê, todos os países eram representados por duplas, com isso tendo o total de 46 delegações presentes. Com o tema geral “Perspectiva da Nova Geopolítica e o Derretimento do ártico” dividido entre os dois subtemas “As Consequências das Mudanças Climáticas e as Disputas por Recursos Energéticos do Árticos” e “Infração dos Direitos Territoriais dos Povos Indígenas da Região” o tema logo foi interrompido pela crise que se instaurou no comitê. Na circunstância envolvendo a morte de um líder de um um grupo terrorista, ocorreram bombardeios, ameaças hackers e enigmas nos quais os delegados tiveram que se articular para resolver. Durante toda a simulação delegações como a da Dinamarca, Groenlândia, Japão e Estados Unidos tiveram muito destaque, mas a que ganhou o prêmio de delegação destaque foi a delegação da Rússia.
Para mais detalhes do que aconteceu dentro de cada comitê durante os dois dias de simulação, recomendamos a leitura das análises publicadas pelos analistas!
Comments